
Então eles disseram a Davi: —Esta é a sua oportunidade!… 1 Samuel 24:4
Seguir a multidão não é, em si, algo ruim, a menos que nossas ações contrariem a lei de Deus. Num momento crítico, Davi teve de decidir entre seguir o conselho de seus companheiros ou honrar a Deus. Ele e seus guerreiros escondiam-se de Saul no fundo de uma caverna — pois o rei perseguia-o com a intenção de matá-lo.
Por incrível que pareça, Saul estava dentro da mesma caverna. Os companheiros de Davi, tendo sido incessantemente perseguidos, de modo compreensível sussurraram: “…Esta é a sua oportunidade! O Senhor Deus disse que lhe entregaria o seu inimigo e que você poderia fazer com ele o que quisesse…” (v.4). Os amigos de Davi tentaram influenciá-lo dizendo-lhe o que eles pensavam que Deus estava dizendo. Mas Davi disse: “O Senhor Deus me livre de fazer algum mal ao meu senhor, que ele escolheu como rei!… (v.6).
Quando Davi optou pela influência de Deus ao invés da de seus amigos, o “jogo de gato e rato” cessou sem derramamento de sangue. Saul na verdade chorou e confessou a Davi: “…Você está certo, e eu estou errado. Você tem sido muito bom para mim enquanto eu lhe tenho feito muito mal” (v.17).
Na próxima vez que você estiver sendo pressionado para tomar uma decisão errada e seus amigos disserem: “vá, faça“, não o faça. Antes pense se isso — seja o que for — está de acordo com os padrões de Deus para um viver cristão (Efésios 5:1-4). Ouça a voz de Deus e honre-o ao invés de honrar seus aliados humanos.
0 comentário